terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sobre A Morte - Version 2.0


Mas que mania é essa das pessoas me perguntarem se eu sei o que acontece depois da morte!

Oras, eu não serei pretensioso ao ponto de dizer que sei o que acontece, e isso também seria uma mentira.

Algumas pessoas dizem que não somos imortais, mas que nossa alma é.  Mas o fato é que até hoje ninguém provou existir algo do tipo, quem dirá ser imortal.

Ao falar sobre morte você pode causar certo choque nas pessoas, de certa forma nós humanos que temos o privilégio (em sua maioria) de sofrermos com isso.

Alguns dizem que querem morrer dormindo, outros dizem que querem morrer sem dor, mas o fato é que (quase) ninguém faz nada para morrer de forma menos trágica.

Muitos de nós vamos sofrer acidentes o que é uma fatalidade, muito de nós ficaremos muito doentes, por câncer ou outra doença.

Na verdade morrer pode ser como um detalhe e é uma coisa inevitável, mas ao dizer que somos eternos nos desvalorizamos, nada é eterno, e isso não faz com que as coisas percam seu valor, muito pelo contrário. Nossa vida é sim limitada, mas é cheio de raridades e descobertas incríveis.

Eu não tenho nenhuma curiosidade e muito menos saco pra ir a fundo sobre o pós morte... Prefiro me preocupar de fato com a vida que venho levando, mas isso é totalmente pessoal.

Mas não posso deixar de discordar sobre vários pontos, alguns dogmas a respeito da morte: Não temos certeza de muita coisa, então como vamos apontar um destino para quando nosso corpo parar? 

Se realmente formos somente matéria, isso não nos torna menores, é só pensar o quanto foi difícil estarmos aqui, e o quanto somos privilegiados, como eu vivo dizendo: Nós somos raros, mas a raridade ainda não é vista com descrença. Mas isso tudo não significa que devemos valorizar tudo, valoriza as coisas quem quiser e ninguém é obrigado a enfiar a vida goela a baixo.

O que faz a morte causa medo, claro, imagina você morrer e não ter vivido quase nada, mas quando isso acontecer, talvez você nem pense nisso, possa ser que nem haja tempo pra tal.

O sofrimento e suas consequências são piores do que tudo...

Resumindo tudo: Morrer não é inútil, a morte não é começo para nada...ninguém sabe mesmo o que haverá depois.

A morte é tudo que sabemos, sabemos morrer melhor do que viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário